segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sobre Vênus e Lua - impressões


E foram virando peixes
virando conchas
virando seixos 
virando areia 
 prateada areia
com lua cheia
e à beira-mar
(Chico Buarque, "Mar e Lua")



Vênus e lua. Afrodite e Selene. A relação entre Vênus e lua, no mapa de cada um. Os dois significantes femininos por excelência: como é que eles se conectam, pra você? Qual é o sentido conjunto que fazem? São harmoniosos? São conflituosos?

Vênus, a deusa do amor e da beleza. Dos prazeres, do senso estético. Vênus no mapa: sedução, paixão, modelo de feminino. Por que tipo de mulher você se apaixona, o que é que te encanta, quem é que você acha bonita. Qual é sua relação com o prazer, com a sensualidade. Com os sentidos. Que cores, que formas, que gostos, que cheiros. Vênus em Áries? Mulheres ousadas, corajosas, que desafiam, que vão à luta. Vênus em Câncer? As que acarinham, que cuidam, que dão colo. Em Libra? elegantes, precisas, diplomáticas. Harmonia nos tons e no tom. Já em Escorpião ... sombrias, misteriosas, feiticeiras. 

A lua fala da história com a mãe, com o sentido do materno. Do que entendemos por intimidade, onde é que nos sentimos confortáveis. Qual é o colo que buscamos, e o que damos. Onde é que a gente chora. Onde é que a gente relaxa e se deixa ser simplesmente. Qual é a raiz que explica isso tudo. Deixando claro que não se está falando do que a mãe "é" de verdade: a "mãe do mapa" é nosso canal para recebê-la. Como é que a gente viu, percebeu, apreendeu essa mãe. O que a gente guardou dela, ou de quem a representou na nossa vida. Assim, para uma pessoa de lua em Áries, a mãe era aquela que a jogava na água pra aprender a nadar. Que a desafiava. Nada está dado para alguém com lua em áries. E assim será essa pessoa como mãe também. Colo? Decerto. Conforto? Como não. Dirá ao filho: "Vai. Se joga. Se precisar, tem mertiolate. Tem band-aid. Mas experimenta. Encara". E assim será sua noção de intimidade e seu conforto: na intimidade, confronto. Gargalhadas, também. Áries é fogo. Já a lua em Libra poderia estar na capa da Vogue, a qualquer momento. Mesmo na intimidade, não se descabela: é fina, é contida. É na conversa de fala pausada e de argumentos rebuscados que os assuntos se resolvem. Em Escorpião, a lua dói um pouco. O mapa de alguém que tem lua em Escorpião conta de falta. De uma mãe intensa, que fazia e exalava sexo, algo tão doloroso de admitir para uma criança. Há que aprender a lidar com isso. A lua em Câncer, por sua vez, está em casa. "Avental todo sujo de ovo"... diz a canção. Faz bolo, dá colo, cafuné. Que delícia a lua em Câncer. Devagarzinho, baixinho, todos os segredos podem ser contados. E ali estarão a salvo.

A relação Lua-Vênus mostra, então, como é a síntese do feminino em suas duas facetas mais importantes, para cada pessoa. Lua e Vênus em conjunção? Tesão da intimidade. A mistura dá aquele efeito "me apaixonei pelo meu melhor amigo". Ou transforma o ser amado em amigo. Porque intimidade e paixão vão juntas e têm a mesma cara. 
Em trígono, aspecto harmonioso, não têm a mesma cara, mas combinam bem. São feitas da mesma substância. Uma lua em Virgem compartilha com Vênus em Touro, por exemplo, qualidades terrenas de segurança, estabilidade, concretude, realismo, enquanto a lua em gêmeos e Vênus em Aquário têm em comum características associadas ao elemento ar: leves, circulam agilmente pelos caminhos das idéias e dos ideais, das utopias e das estruturas mentais. 
Já nos mapas que têm aspectos ditos "difíceis" (quadratura, oposição) entre Lua e Vênus, há um conflito entre as duas imagens de feminino. O que se entende por intimidade e aconchego não combina com o que atrai ou como se seduz. No limite, trata-se aqui daquele velho contraponto entre "mulher pra trepar x mulher pra casar", ou da idéia de que a esposa não pode ser amante, nem a amante esposa.Isso, repetindo, é no limite: para ajudar a destrinchar do que é que se está falando. Em todo caso, o conflito existe, e é bom que seja conhecido. Para que se possa lidar com ele. Entender de onde vem a dificuldade em misturar sexo e intimidade. Ou como é que se perde o tesão depois que o misterioso sedutor vira conhecido e próximo. 

Entender, traduzir, olhar, virar pelo avesso. Descobrir se é isso mesmo. Ou não. 









12 comentários:

  1. Muito bom, Renata!

    Tudo fica mais profundo e extenso quando se olha pro conjunto. Agora eu queria ver a Lilith também nesse caldeirão.

    beijo grande

    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, por algum motivo não recebi notificação desse comentário... :-)
      Lilith é outra perna dessa história. Mas acho que só com lua e vênus já dá pra gente contar muita coisa....

      Excluir
  2. Otimo artigo! 👏😃

    Moon at 1°24' from ♊ in 2nd house
    Venus at 3°6' from ♐ in 8th house

    Necessidade inconsciente absurda por aprovação e afeto !!!

    😢✝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho exatamente a mesma oposição,mas ao contrário. Lua em Gêmeos na casa 8 e Vênus em Sagitário no fim da casa 1��

      Excluir
    2. 😃 Legal, Manu!!
      Mas você tem esses problemas com rejeição, como se voce rejeitasse (bem lá no fundo, em silêncio e sem explicação) o afeto que os outros lhe dão?

      Sua Vênus pode ser interpretada tanto na casa 1 como na 🏠 2, ou seja, você sempre lerá o regente da 🏠 X (Venus) nas casas 1 e 2.
      Também tenho um planeta no final de uma casa.

      Qual é a orbe da sua oposição?

      Excluir
    3. Tenho problemas com o afecto, nunca acredito no afecto dos outros 😋

      Excluir

  3. Lua em câncer
    Venus em Aquário

    Difícil situação!

    ResponderExcluir
  4. Cláudio dos Anjos , tenho Vênus a 10 graus de Sagitário na casa 1 e lua a 18 graus de gémeos na casa 8, a orbe é de 8 graus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim.

      Uma característica notável desse aspecto em mim é a carência afetiva.
      Não necessariamente sexual.
      Tive uma infância ótima, apesar de nenhuma demonstração afetiva por parte de pais e irmãos (sem abraços, beijos, eu te amo ou coisas do gênero).

      Excluir
  5. Impressionante sua sintese! Tenho lua e venus em conjunção, na casa 10 no signo de virgem. Já sei, eu não vou ficar com ninguém kkk paciência

    ResponderExcluir
  6. Tenho Vênus em Áries e Lua em Libra. Só simplesmente não gosto de ninguém no mundo, apenas minha mãe e meu filho. Rsrs.
    Mas também sou carente e tenho necessidade de aprovação. Enfim, a ironia.

    ResponderExcluir
  7. Lua em aquário na casa 5 em quadratura com vênus em gemeos na casa 8... alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Mas, caso você opte por comentar como "Anônimo", assine de alguma forma, por favor. Fica mais fácil responder.