Astrologia

Um dia (há muito tempo) escrevi um texto chamado "Astrologia - por que?", acho que tentando explicar pra mim mesma. Sou de esquerda desde o berço, vivi o exílio com meus pais, sempre quis estudar algo que me ajudasse a entender a realidade brasileira, pra poder continuar a luta iniciada pela geração dos meus pais. História, Ciência Política, Economia. Acabei fazendo economia - pra entender.
 E foi duro, mas ajudou, devo dizer. Naquela época. Em que economia ainda era ciência humana, e onde a gente aprendia HPE, aprendia que havia disputa pelo pensamento hegemônico. Hoje, acho que não. O mundo tá muito pensamento único demais. Economia não é mais espaço pra discussão de quem quer entender.
Mas isso tudo era mesmo pra dizer da astrologia. Isso aí era uma compulsão. Eu comprava livros, escondida de mim mesma. Um dia tive um primeiro mestre, economista também, sagitariano, por suposto. Que me indicou leituras dirigidas. Essencial. Obrigada, Ronaldo.
Depois, tive uma chefe que tinha estudado astrologia. E pronto. Fui parar na casa da Claudia Lisboa, por quatro anos. No processo, conheci a Martha Pires, com quem fizemos (Jayme, Miriam, Angela, Valéria, eu) um curso de aspectos, focado. A querida Martha, do blog Caderno Aquariano. Que, aliás, um dia me disse: "não vale a pena fazer um blog só de astrologia  [eu tentei, aqui no Astro Logicas] . Você enjoa de escrever sobre uma coisa só". Valeu pela dica, Marthinha!
Teve também as oficinas do Fernando Fernandes e do Carlos Hollanda, da Constelar . Uma, fantástica, com o Alexey Dodsworth, do Personare e daqui.
...e chegamos aqui. Um ciclo de Júpiter depois do início com a Claudia. E muito, muito tempo depois dos ensinamentos do Ronaldo.
Muita gente fica incomodada. Sou economista, sou astróloga. Um tanto quanto o outro. Sou eu, sabem? Não há separação ( sou militante do PSOL também. Mas isso é outra história.). Eu e como vejo o mundo. Por aqui, por lá. Formas de olhar. Que resgatam minha primeira, primeiríssima formação, em Língua e Literatura Francesas, com os queridos Raquel Ramalhete e Savvas Karydakis. "Découpage du Réel". Depende.

4 comentários:

  1. Valeu a lembrança, Renatinha! Só achei meio exagerado dizer que ofereci "ensinamentos"... Dei umas dicas, apenas. Mas fico muito feliz por ter indicado um caminho que você gostou.
    Beijão
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo, foi ali que isso virou algo de verdade. Você foi, de verdade, meu prof. Como cabe a um sagitariano que se preza... Beijo! :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, mas eu quero saber maissss do porque a astrologia de capturou e passou a ser vc. Achei que vc ia contar no blog.

    ResponderExcluir
  4. Ué, achei que tinha contado... mas depois farei outros sobre o tema, claro. Esse era só introdução. Beijo!

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Mas, caso você opte por comentar como "Anônimo", assine de alguma forma, por favor. Fica mais fácil responder.