segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pessoas inteligentes e supostamente bem informadas

Pessoas inteligentes e supostamente bem informadas. Supostamente (e esse é necessário, ao contrário de tantos outros).

Pessoas inteligentes, articuladas, mas que estão fora das redes sociais. Onde é que elas se informam? Nos jornais, ora. Jornais? No Rio hoje só tem um jornal. Um único jornal. Monopólio absoluto. E eles sabem. E manipulam. E mentem. E não noticiam. 
E é tudo feito para vender uma opinião específica. 
As manifestações? Incríveis, alegres, enormes, diversificadas e... só se noticiam as "depredações", os "vândalos".
Polícia? Violência? Pancadaria? Ninguém sabe, ninguém viu.
São vândalos, afinal. Vândalos que depredam o patrimônio.
Prisões arbitrárias, sem sentido, de gente que nem se conhece, por "formação de quadrilha"? Não, a notícia é que "vândalos" foram presos.
"Vândalos" é o novo pretinho básico. Pretinho black bloc básico.
Black blocs aplaudidos pelos professores, apoiando as manifestações?
Ninguém sabe, ninguém viu. Muito menos a nossa monolítica imprensa.

Mas quando um coronel é agredido em São Paulo, ah, aí é diferente.

E o Rafael, catador, que continua preso por porte de Pinho sol desde 20 de junho?
E o Baiano, preso na manifestação de 15 de outubro junto com tantos outros "vândalos"?
E a manifestação na escadaria do IFICS, onde os meninos liberados relataram as violências sofridas, onde a instituição tomou posição contra a violência da polícia, contra as arbitrariedades, contra a democracia ameaçada, quem cobriu?
Quem?
E a manifestação da semana passada, as pessoas andando em silêncio pela Rio Branco, todo mundo junto, calado, caminhando pelo estado de Direito e contra as prisões que se mantém?

Quem cobriu?

Não teve violência? Não teve "vândalos"? Ah, não interessou à imprensa. Imprensa? Não interessou a nosso único jornal. A nossa (quase) única rede de TV.

Aí, sinto muito: pessoas inteligentes, articuladas, não dá nem pra começar a conversar. Não dá pra conversar com base na descobertura do monolito.
Informem-se primeiro.

2 comentários:

  1. É interessante, em 2013, alguém achar que ler um jornal de papel torna uma pessoa bem informada. Eu parei de ler os jornais de papel faz mais de uns bons oito anos, e passei a deixar a informação fluir pelos blogs, depois pelas redes. Em geral a informação e as discussões dos jornais aparecem antes. Sempre aparecem com mais lados, muito mais lados, que apenas um lado e outro lado (e isso quando tem outro lado). Às vezes passo os olhos num jornal e dá pena da incompletude, do simplismo e do pensamento quase monolítico que emana dali. De qualquer um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Me impressiona, no entanto, a quantidade de gente pra quem é o caso. Gente que pensa. Que tá querendo discutir as questões. Mas que acha que rede social é só um lugar pra você postar a foto do que comeu no café da manhã. E se orgulha de não estar nelas.
      Adorei a visita! :-) (comentários em blogs - outro hábito em desuso).

      Excluir

Comente à vontade. Mas, caso você opte por comentar como "Anônimo", assine de alguma forma, por favor. Fica mais fácil responder.