sexta-feira, 27 de maio de 2011

Freires

Então....isso aqui é só um comentário engraçado sobre os Freire/Freyre de Pernambuco. Porque eu sou uma pessoa que loucamente organiza o mundo em grupos variados (aprendi a usar diagramas de Venn - googleiem aí - muito jovem, e desde então...). 
A maioria fica nas internas. Tipo: "metade da mesa tá de roupa em tons de vermelho". Ou "esse lado aqui tem muito mais gente de óculos". Ou ainda: "todos os caras tão de calça social e camisa pólo" (mas isso, com a graça dos deuses, é na mesa ao lado.). 
E esse particular grupo aqui eu sempre tive vontade de compartilhar. Só não tinha aonde. Pois apesar de não parecer, eu não posto tudo o que me passa pela cabeça no facebook. E isso aqui não me pareceu apropriado práli. Mas pra cá rola.
Pois... minha família é de Pernambuco (e da Paraíba pela via da avó paterna). E Freires (i,y) em Pernambuco, os há.

  • Gilberto Freyre, claro - o avô dos meus primos queridos Tonito e Cecília. O pai de tia Sônia. E por conta disso li "Casa Grande e Senzala" em francês, com doze anos. Efeitos ainda se fazem sentir.
  • Paulo Freire - professor da minha mãe na Escola de Serviço Social de Recife, reencontrado em Genebra, quando era casado com a querida Elza. Pai de (entre outros) Cristina (companheira de férias gregas) e de Joaquim - meu primeiro professor de violão (coitado, sofreu um tanto. Mas guardo doce lembrança dele).
  • Roberto Freire - pois é. Mais distante. Amigo dos meus pais de juventude. E mais não digo sobre. Já compartilhei, século passado, mesa de restaurante com ele e com sua filha que voltava de curso de balé na União Soviética. Se não me engano. Mas acho que não.
  • Marcos Freire - pra quem meu pai trabalhou, com dedicação e alegria, no Ministério da Reforma Agrária. Meu pai que quase tava naquele fatídico avião, junto com ele, com Ivan Ribeiro e com tantos outros. E a gente (Marcelo e eu) ficou sem saber se ele tava ou não por quase quarenta minutos. Os piores quarenta minutos da minha vida. Pai de Marusa, nossa companheira no SPA Espaço Natural. Grande figura.
Era isso. Os Freire de Recife. E sua ligação com minha pequena e extremamente autocentrada  pessoa. Achei engraçado, e como agora eu tenho um espaço só meu, posso compartilhar sem problemas. Lê quem quer. Valeu, Cacá! 

6 comentários:

  1. Ai que delícia encontrar esse lugarzinho aqui para me divertir com sua escrita tão renata (que renata é adjetivo, cheio de significados charmosos). Amor,

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto, assim bem à vontade como se estivesse no sofá da sala.Vai ser um dos meus cantinhos habituais de passagem. Aguardo curiosa posts nas outras abas, especialmente na de astrologia...!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Magda. Eu escrevo mesmo do sofá da sala, com os pés pra cima... e isso é engraçado, porque eu tenho uma escrita muito acadêmica, também. Mas quando vou escrever "pra mim", sai assim. Beijo! T

    ResponderExcluir
  4. Caraca! Não sabia que você organizava o mundo em grupos! Agora, sempre que estiver com você, vou ter TOC de saber quais são os grupos que você está criando...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Vc não tem idéia, Cacá.... eu sou uma maníaca de grupos. Não só de gente: de tudo. Até a astrologia na minha vida veio assim!

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Mas, caso você opte por comentar como "Anônimo", assine de alguma forma, por favor. Fica mais fácil responder.