quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Solidão do Cavaleiro no Horizonte

Meu pai era um homem que amava livros. Amava sem respeitar: os livros que ele lia ficavam marcados, dobrados, amassados. Porque ele lia em todo canto: na rede quando dava, na cadeira de couro que minha mãe deu a ele, com o boi pra complementar e apoiar os pés, no sofá da sala, mas também no banheiro, na praia cheia de areia, em qualquer mesa de bar, muito em aviões (até hoje encontro marcadores com M.Lins e o n° do assento, em determinados livros). 

Lia e se apaixonava. Quando se apaixonava, a gente sabia: ele se entusiasmava, lia passagens, comprava um monte e saía dando de presente. "A Solidão do Cavaleiro no Horizonte" tem um lugar de destaque nesse panteão. Porque nesse caso, acho que era o livro que ele gostaria de ter escrito. Um livro de autor nordestino, de nome Marcos como ele. Um livro lançado em 79, também conhecido como "o ano 1 da volta": ano prenhe de possibilidades, mas também de receios, de decepções. Ano de balanço. 

"A solidão"... é um livro de balanço. Pelo que me lembro. Porque não lembro muito: li, claro, como não havia de. E gostei. Mas, curiosamente, em vez de personagens e situações, lembro é do clima. Do  tom. Um tom meio amargo. Um tom de "o que foi feito, amigo, de tudo o que a gente sonhou". Um tom que, certamente, combinava com o que meu pai sentia naquele momento: combinava muito. Com o que ele sentia e, na sua reserva natural, dizia pouco. Dizia aos poucos. Dizia com livros, como este.

E, porque os deuses tecem suas tramas e com elas se divertem, muito tempo depois, ficamos amigas, muito amigas mesmo, de uma moça cuja mãe era casada com Marcos Santarrita: o autor do livro que meu pai queria ter escrito. Minha irmã soube primeiro, e imediatamente reconheceu o nome tão popular na nossa casa. Lembro da gente conversando sobre isso na Lagoa, meu pai comovido com esse "encontro", falando do livro. Nunca conheci Marcos Santarrita: ocasionalmente encontrava seu nome em ótimas traduções, eu que sempre vou ver quem traduziu quando a tradução é boa. Tão raro e tão precioso. As dele sempre eram.

Ontem, o mundo dos livros ficou mais pobre. Foi-se Marcos Santarrita, um amante dos livros, um artesão das letras, um contador de histórias. Todo meu carinho a quem o amava. 

7 comentários:

  1. Nossa,
    Que post lindo.
    Me emocionei, mesmo sem ter lido o livro.

    ResponderExcluir
  2. Eita, moça, que post lindo. Fui ali chorar um tiquinho. O nome não me é estranho, depois vou vasculhar a estante pra ver se descubro alguma coisa...

    ResponderExcluir
  3. Renata: eu descobri "A Solidão do Cavaleiro no Horizonte" ao acaso, num sebo. Até então, nunca ouvira falar no livro, nem no autor. E achei a obra excelente, a ponto de, só por ele, considerar Santarrita um grande escritor. Claro que fiquei com vonta de de ler os outros livros dele, mas, para constatar isso, nem preciso: se ele escreveu esse, é porque tinha um talento muito acima da média. E para a minha surpresa, não há quase nada na internet a respeito do autor (só lembrado como tradutor, praticamente) e menos ainda da obra. Assim, te parabenizo por esse belo e afetivo texto, uma das pouquíssimas coisas que achei a respeito do livro que tanto me agradou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique! Só agora vi sua mensagem! Que bom que passou por aqui. Preciso reler o livro... :) Um abraço!

      Excluir
  4. Belo e mais do que merecido texto sobre o querido Marcos Santarrita.

    ResponderExcluir

  5. A Saudade do meu grande AMIGO Marcos Santarrita bate mais forte ao ler este lindo texto.
    Parabéns Renata pela singela homenagem!
    Anita

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comente à vontade. Mas, caso você opte por comentar como "Anônimo", assine de alguma forma, por favor. Fica mais fácil responder.